Links para seu momento de ócio

3 de jul. de 2013

Os 5 melhores finais de todos os tempos

Uma Tarefa Dura de Escolher...



Hoje irei tratar um assunto polemico (não, não são mamilos), como todo bom gamer, sabemos que hoje em dia passamos horas e horas em frente a um game, isso exige todo nosso esforço e potencial, mas nem todos possuem um retorno agradável a tantas horas de jogatina, alguns games possuem um final que deixa a desejar como Mass Effect 3, foi então que o guinness books fez uma pesquisar para eleger os 50 melhores finais de games, mas a lista não poderia estar mais CAGADA estranha, pois Call of duty Black ops está em primeiro lugar, sendo seu final apenas um homem enforcando o outro,(sim isso ficou na frente de final fantasy, metal gear, bioshock, god of war e por ai vai) simples assim, diante de tal injustiça
vamos listar o 5 melhores finais, mais tocantes, mais significativos e mais reveladores de todos os tempos, claro que muita coisa boa não iria entrar na lista então essa será apenas a 1ª parte.

5º Lugar :

Red Dead Redemption

um dos melhores games de faroeste e bang-bang, o final é algo que deixou muitas pessoas revoltadas. O protagonista John Marston é um criminosos aposentado, vivendo em sua fazenda com sua mulher Abigail e seu filho Jack, até que um agente do governo chamado Ross o tira de sua família e diz que ele só poderá voltar se caçar e matar todos os ex-integrantes de sua antiga quadrilha.
Após a caçada frenética, muito sangue, antigos amigos mortos e laços desfeitos, finalmente John volta a sua casa mas é traído covardemente por Ross e se vê em uma emboscada, cercado por 15 homens fortemente armados, John vê seu melhor amigo sendo morto e só tem tempo de mandar sua mulher e filho embora :



Claro que como todo bom Faroeste rola uma vingança, e no final ''secreto'' você joga com o filho de John, Jack, agora 10 anos mais velho que vai atrás do traidor Ross e o encontra caçando alguns patos, já aposentado e sem preocupações, ate ser abatido como um maldito verme que é, assim vingando seu pai, isso sim é final :



4º Lugar :

The Walkin Dead: No time left

Considerado o jogo do ano (e por bons motivos),esse final deixou muita gente triste, o jogo baseado na serie do mesmo nome, foi criada em 5 capítulos, saindo periodicamente, se assemelhando mais a um filme que um jogo em si. Todas as decisões tomadas são medidas e trazem consequenciais, a muitos momentos marcantes como a morte de Duck um garotinho de apenas  10 ou quando se depara com seu amigo sem  as pernas.  pois estas foram comidas por uma família de canibais,(que nem ao menos eram zumbis e ainda as servem em um banquete), entre outros personagens carismáticos com finais trágicos, aqui você joga com Lee um condenado por assassinato, indo para a prisão durante a epidemia, durante a fuga ele se depara com Clementine, uma garotinha abandonada a sua sorte e trancafiada em sua casa na arvore. o final é chochante, pois apesar de toda proteção e sacrifícios que você tem que decidir, Clementine não foge a ter que sujar suas mãos de sangue e pior com alguém tão próximo.



3º Lugar :

Limbo 

É isso ai, um game indie em 3º lugar,esse tipo de game nada mais é que pequenas produtoras ou até mesmo pessoas comuns independentes que criam seus jogos, e como não dispõem de gráficos maravilhosos, usam de criatividade, vindo a  se tornar verdadeiras obras de arte, já em contra-parte a grandes títulos que ultimamente só se preocupam com imagem, mas nada possuem em questão de enredo.
Limbo aparentemente nem mesmo possui uma historia, é apenas um garoto tentando sobreviver em um lugar sem nexo, o final vai deixa aberto inúmeras hipóteses e debates que se estendem por muito tempo mas a teoria mais aceita e até semi-confirmada pela produtora vai além das expectativas, o personagem principal sem identificação, corre  por vários locais e as vezes encontra com a silhueta de uma garota(sua irma) mas ambos não conseguem entrar em contato, no final do jogo você atravessa uma parede violentamente como se fosse um acidente,  logo adiante encontra a tal garota, que aparentemente está  cuidando de algo agachada no chão, ao se aproximar faz com que ela se levante, a cena fecha já mostrando o menu inicial do jogo, que é o mesmo cenário, mas com uma carcaça no chão,  o jogo encerra e só então você começa a juntar as peças do quebra cabeça.
A teoria é que a garota está no tumulo do menino,e ao se aproximar faz com que ela sinta sua presença e levante assustada,  quando a tela fecha, você percebe que o menu do inicio tem uma carcaça no mesmo local, que nada mais é que o corpo do seu personagem.
Limbo de acordo com a religião católica é o inferno aonde crianças não batizadas vão, o garoto morre de todas as formas durante o jogo e volta em um ponto um pouco antes, revivendo assim as mortes, vez após vez, tudo o que se encontra durante o jogo são traumas de sua vida, a aranha representa o medo por insetos principalmente aranhas, os garotos era o bulling sofrido na escola, as maquinas  são a revolução industrial que o fez morar na floresta com sua irma, as placas do Hotel, foram os lugares por onde ele viveu ate seu destino final, as moscas que o perseguem são o sinal de sua morte assim como os vermes que entram em sua mente e te controlam (vermes brancos obviamente, dos que comem carne morta), a parede atravessada no final do game representa a causa de sua morte, um impacto violento e no menu claramente se nota que a casa na arvore é aonde ele viva, e com a escada quebrada se da a ideia que arrebentou vindo lhe causar a morte. Definitivamente este é o mais complexo final de todos os 5.




2º Lugar :

Bioshock Infinite

Esse não poderia faltar na lista, lançado recentemente, já está sendo considerado por muitos um dos melhores games do ano. O final de Bioshock é algo muito complicado, é possível entender a historia mas seria necessário terminar o jogo no minimo duas vezes para entender todos os detalhes e o que está acontecendo, envolvendo múltiplas dimensões, presente, passado e futuro, fendas dimensionais
entre outras coisas que são só a ponta do iceberg desse incrível enredo. Você joga com Booker Dewitt, um homem endividado que para pagar suas dividas, tem de resgatar Elizabeth, uma garota presa em uma torre na  cidade flutuante de Columbia, filha de uma religioso fanático.
 Elizabeth é protegida por SongBird um pássaro robô gigante, que faz os antigos Big Daddys serem fichinhas.  O começo do enredo parece simples e o personagem principal tão simplista e sem graça que nada chama a atenção, mas logo em seguida você percebe o quão profundo é tudo o que está acontecendo, levaria horas para dar mais detalhes sobre o enredo então fique com o vídeo.
O lance  mais sinistro nesse jogo é que em dado momento durante a batalha contra Song Bird( batalha épica aliás), você visita o primeiro jogo da serie Bioshock,  o pássaro gigante morre dentro da 1 cidade da serie, Rapture a cidade aquática, SongBird em seus momentos finais solta um ruido de sua vida se esvaindo, o som que ele produz foi notado por muitas pessoas como algo familiar, e procurando saber de onde eles conheciam esse som foi que descobriram: jogando o primeiro Bioshock é possível ouvir o momento que Songbird morre! detalhe que o jogo foi lançado a mais de 6 anos atrás, isso é insano!




1º Lugar

Final Fantasy Crisis Core

Nada mais merecedor, sim temos games com finais mais complexos, mais pensativos, mais surpreendentes, mas a grande jogada por trás de crisis core é conseguir fazer o jogador se emocionar com algo que ele já tinha conhecimento que iria ocorrer.
Crisis core conta a historia antes de Final Fantasy 7,  o personagem principal é Zack um soldado especial que quer se tornar um grande herói mas não tem certeza de como e o antigo amigo de Cloud (personagem principal de final fantasy 7), e que como todos sabem é quem deu a espada gigante a ele. Durante final Fantasy sabemos que Zack morre durante um confronto com inúmeros soldados para proteger Cloud e permitir que assim ele vivesse e continuasse com o legado, nesse jogo todos sabiam que no final Zack iria morrer, era algo previsível, então sua unica alternativa era aproveitar o jogo em si, rever antigos personagens, entender como eles vieram a ser o que são hoje, mas o que ninguém esperava era que o final seria tão tocante, fazendo muitos marmanjos por ai chorarem, o jogo consegue fazer você se importar com Zack de tal forma que ver  ele morrendo se torna chocante, é simplesmente triste e amargurante e ao mesmo tempo aliviador, além da musica criada somente para esse momento você houve Zack se perguntando se ele finalmente se tornou um herói (que por si só já da um nó na garganta).
 veja por si mesmo :




Lista de Honra :

Devido a listar ser apenas os 5 melhores, tem muita coisa boa que ficou de fora, aqui fica alguns e seus
motivos :

Shadow of Colossus : fica pra segunda parte porque esse merece, mas não mlehor que os citados acima.

Final Fantasy X : um final excelente e tocante, mas infelizmente com final FFX-2, eles desfazem os acontecidos do game anterior, fazendo perder o sentido da coisa.

Braid : tão complexo e tão cheio de detalhes que vai precisar de um post inteiro...

entre outros.


Para sugestões deixem nos comentários pois irei colocar na próxima postagem.